Assim, o objetivo central do SusTEC é ir da Natureza aos Produtos por meio da implementação de práticas e processos sustentáveis, e de tecnologias digitais e limpas. O SusTEC está organizado em 3 linhas de investigação (LI):
- LI1: Recursos Naturais, Agricultura e Mudanças Climáticas;
- LI2: Alimentos e Soluções Biológicas, e
- LI3: PMEs inovadoras e baseadas em tecnologia.
A LI1 atua na melhoria dos sistemas agrícolas, nomeadamente na agricultura de pequena escala, na gestão dos recursos naturais e no desenvolvimento económico e rural, seguindo uma visão integrada com a variabilidade e as alterações climáticas.
A LI2 aborda o desenvolvimento de alimentos de alto valor, ingredientes naturais e produtos para diversos campos industriais, por meio de práticas sustentáveis, que incluem o uso de bioresíduos, fluxos secundários da agroindústria, reciclabilidade e tecnologias verdes.
A LI3 aborda a aplicação de novos conhecimentos e tecnologias que apoiam a modernização da indústria para enfrentar os desafios atuais no contexto da transformação digital, promovendo a criação de processos e sistemas mais inovadores, tecnológicos e baseados em conhecimento, que permitam às empresas serem mais competitivas nos mercados nacionais e internacionais. Além disso, integrará também competências em desenvolvimento de produtos e processos que, juntamente com as áreas de atuação descritas, consolidarão uma intervenção mais sólida nas indústrias de base tecnológica. O uso de tecnologias digitais e limpas também desempenhará um papel crucial na LI1 e LI2 no desenvolvimento dessas novas soluções, atuando como um veículo transversal para alcançar sustentabilidade e competitividade.