SusTEC

Ano da Água

 

O SusTEC - Laboratório Associado para a Sustentabilidade e Tecnologia nas Regiões de Montanha resulta da associação de duas unidades de investigação sediadas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Centro de Investigação de Montanha (CIMO, https://cimo.ipb.pt/), e o Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI, https://cedri.ipb.pt). 

Ambas as unidades foram distinguidas com a classificação “Excelente” na última avaliação das Unidades de Investigação da FCT (2017/2018), sendo hoje motores fundamentais do desenvolvimento da montanha transmontana, graças ao conhecimento acumulado e à experiência bem-sucedida do passado, tanto a nível nacional como internacional. O foco do SusTEC não está centrado num campo temático vertical, mas sim em desafios sociais transversais e transdisciplinares alinhados com as agendas nacionais e europeias de pesquisa e inovação. 

O CIMO atua nas áreas montanhosas do Mediterrâneo seguindo uma abordagem interdisciplinar baseada numa estratégia de pesquisa aplicada que abrange tópicos e conhecimentos que vão da Natureza (matérias-primas, recursos naturais, biodiversidade, agricultura e gestão florestal) aos Produtos (Alimentos, materiais de base biológica e outros bioprodutos). O CeDRI é uma unidade de pesquisa interdisciplinar que aplica conhecimento científico relacionado à robótica, sistemas inteligentes e tecnologias de informação e comunicação no foco da digitalização e automação de sistemas industriais, abrangendo os tópicos de sistemas industriais embarcados e ciberfísicos, sistemas inteligentes e análise de dados, sistemas robóticos inteligentes e colaborativos, e modelagem, simulação e otimização para suporte à decisão. 

Esta associação garantirá os dois principais pilares propostos para o Laboratório Associado: Sustentabilidade e Tecnologia, elementos vitais para o desenvolvimento social e económico, com relevância incontornável para as regiões de montanha. 

O CIMO e o CeDRI promoverão complementaridade e sinergias entre pesquisadores nessas áreas transdisciplinares, sustentadas pelo histórico de cooperação bem-sucedida em vários projetos nacionais e internacionais.